13 novembro 2008

Educação
Mais um professor agredido, duas semanas não chegam para DREL avaliar o caso

Uma professora e um auxiliar foram agredidos por um aluno dentro de uma sala de aula na Escola Secundária da Baixa da Banheira, na Moita. O agressor, um aluno de 19 anos de idade, foi suspenso durante cinco dias e a escola pediu, há duas semanas, a transferência do aluno para outro estabelecimento de ensino. A decisão ainda não é conhecida e a DREL não quer comentar.

A 27 de Outubro mais uma aula de língua estrangeira acabou em agressão. A professora de uma turma de um curso técnico de electromecânica interveio para terminar uma discussão entre dois alunos e acabou por ser agredida em plena sala de aula, primeiro com ofensas e depois com pontapés. A mesma sorte teve um funcionário da escola, que entretanto veio em seu auxílio.

A docente, que pede para não ser identificada, receia voltar às aulas com aquela turma, teme pela sua segurança e queixa-se de ser obrigada a conviver com o agressor. Após a suspensão de cindo dias, o período máximo previsto, o aluno já voltou à escola.

O Conselho Executivo da Escola Secundária da Baixa da Banheira enviou à Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo o pedido de transferência deste aluno para outra escola, indicando um estabelecimento de ensino que estaria disposto a receber o jovem, mas passadas duas semanas a escola ainda não conhece a decisão. Contactada, a DREL recusou comentar o caso.

A professora, que lecciona naquela escola há mais de 20 anos, critica a lentidão das decisões e deixa ainda um desabafo: os professores perderam toda a autoridade. (fim)

RR em 13Nov2008 | com JPM e CN

Sem comentários: