08 janeiro 2009

Cultura
Representante português na Bienal de Veneza conhecido na próxima semana

Deverá ser conhecido na próxima semana o nome do representante português na Bienal de Veneza. O Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, afirmou à Renascença que a escolha está feita, mas não quer, para já, revelar o nome do artista. Pinto Ribeiro rejeita ainda qualquer polémica na selecção do representante português naquela bienal, cujo anuncio está pendente a menos de seis meses do evento, um atraso superior ao de anos passados, o que tem motivado acesas críticas ao Ministro.

Pinto Ribeiro responde aos críticos dizendo que “estas coisas são anunciadas quando devem ser anunciadas, e não quando as pessoas acham que o devem ser”. O impasse no anúncio da representação portuguesa em Veneza já motivou um pedido do CDS-PP para que o Ministro da Cultura preste esclarecimentos no parlamento.

O cineasta Pedro Costa, aclamado pela crítica internacional, foi dado com o nome escolhido, mas as negociações entraram num impasse. No meio cultural fala-se agora também da artista plástica Joana Vasconcelos.

Ao mesmo tempo que se conhecerá o representante português na Bienal de Veneza deverá também ficar claro de que forma o Estado português vai apoiar a representação portuguesa na feira de arte ARCO, de Madrid. (fim)

RR em 08Jan2009

Sem comentários: